Tempo estimado de leitura: 1 minuto.

Divulgado nesta terça-feira (20), o valor da energia elétrica deve cair um pouco em 228 cidades, sendo 223 do estado de São Paulo, incluindo Itirapina.

A partir de 27 de agosto, o valor do consumo terá uma redução média de 8,32%. O efeito médio a ser percebido por todos os clientes atendidos em Baixa Tensão, como pequenos comércios e residências, será uma redução de 11,17%. Para os consumidores atendidos em Alta Tensão, como indústrias e grandes varejistas, a tarifa terá uma redução de 2,89%.

Para uma residência atendida, pela Elektro, que pagava, por exemplo, R$ 100 na conta de energia, com a revisão homologada, passará a pagar em torno de R$ 89.

A redução também será sentida em 5 cidades do estado do Mato Grosso do Sul. Das cidades vizinhas, também será reduzido o valor cobrado das cidades de Araras, Rio Claro, Conchal, Santa Gertrudes, Corumbataí, Leme, Santa Cruz da Conceição, Águas da Prata, Aguaí, São João da Boa Vista, Vargem Grande do Sul, Santa Cruz das Palmeiras, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro e Tambaú.

A cada quatro anos, conforme estabelece o Contrato de Concessão firmado com a ANEEL, é realizado o processo de Revisão Tarifária da Elektro, quando são avaliados os investimentos realizados pela distribuidora, a qualidade do serviço prestado, os níveis de perdas na rede, os custos com compra de energia e os encargos setoriais, dentre outros itens. O principal motivo para um índice negativo foi a redução dos encargos setoriais.

[Fonte: Elektro]