Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Em todos os lugares que vamos, as pessoas sempre procuram uma sombra para estacionar seus veículos ou mesmo para descansar. E não precisa ser em dias ensolarados para isso, sabemos que árvores reduzem a temperatura do local, deixando o ambiente mais fresco e tolerável ao calor. Além desses benefícios, há outros como a redução da poluição do ambiente, colabora para reduzir os ruídos das cidades e, também, provê refúgio e abrigo para pássaros, entre outros.

Em Itirapina, por várias ruas que você olha, não há vestígios de árvores. Não há verde. A vegetação acaba ficando confinada às praças, quintais ou terrenos sem imóveis construídos. Em dias quentes, andar pelas ruas onde não há árvores, é realmente penoso. E nosso clima tropical não ajuda a deixar as coisas melhores.

Mas não é qualquer espécie que se pode plantar nas calçadas, pois podem causar problemas em tubulações de água ou esgoto, problemas com fiação elétrica ou calçadas deformadas. Pensando nisso, talvez esteja na hora de mudar um pouco o cenário urbano plantando algumas árvores e, para isto, deixamos algumas dicas.

1. Ipê (Tabebuia sp)

O Ipê Amarelo é uma árvore que demora um pouco para crescer. É uma linda árvore decorativa que pode atingir entre 10 a 35 metros de altura e que exige poucos cuidados.

São árvores de grande porte, então seu plantio deve ser planejado. Neste caso, não se deve plantar em calçadas que possuam fiação elétrica, entretanto, ela não prejudica a calçada em si, pois suas raízes são profundas.

É uma linda árvore, que dependendo da espécie, pode floresce nas cores amarela, branca, rosa ou roxa.

2. Jacarandá Mimoso (Jacarandá mimosaefolia)

Com uma floração roxa de saltar os olhos, esta árvore pode atingir até 15 metros de altura, logo, não é própria para se plantar próxima de fiação elétrica.

Com raízes profundas, não danificam a calçada ou redes subterrâneas.

3. Resedá (Lagerstroemia indica)

Perfeita para as calçadas, o resedá é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento. Suas folhas são elípticas, com bordas onduladas. O tronco muito belo, liso, de tons claros, marmorizado. Seu porte chega a 5 metros de altura. As inflorescências, formadas ainda no inverno, contém inúmeras flores crespas de coloração rosa, branca, roxa ou vermelha, de acordo com a variedade. [Referência]

4. Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)

O Manacá da Serra é uma belíssima árvore que pode florescer em três cores diferentes, dependendo da idade da flor, branca, rosa e roxa.

Há de se tomar alguns cuidados com ela, pois pode atingir até 12 metros de altura, mas não possui raízes agressivas.

5. Magnólia (Magnólia Spp)

Além de ser uma árvore de aparência incrível, ela produz um perfume natural para o ambiente.

É uma árvore que requer alguns cuidados e podem alcançar até 10 metros de altura.

6. Murta-de-cheiro, Dama-da-noite, entre outros nomes (Murraya paniculata)

A Dama-da-noite é um tipo de arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura.

Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca.

7. Pata-de-vaca (Bauhinia forficata)

Esta é uma árvore típica brasileira, nativa da Mata Atlântica, de porte médio com uma das mais belas flores e folhagens.

Possuem raízes profundas que não estouram as calçadas. Uma ótima opção para ser usada como decoração e em regeneração de matas degradadas.

8. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

É uma árvore nativa de pequeno porte, com raízes profundas.

Ela é elegante e bela, além de apresentar uma linda floração roxa que ocorre duas vezes por ano. Possui, inclusive, um fruto pequeno. É uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

9. Oiti  (Licania tomentosa)

É comum encontra-la na arborização urbana, pois sua copa densa proporciona boa sombra o ano todo. Pode ser encontrado com relativa facilidade ornamentando praças, parques, jardins e calçadas em diversos estados do Brasil.

O Oiti pode chegar a até 12 metros de altura.

10. Pau-fava (Senna macranthera )

É uma árvore nativa e de pequeno porte, com floração ornamental e aspecto elegante.

Esta árvore pode atingir até 8 metros de altura.

[Inspiração: solucoesparacidades.com.br]