O sinal analógico de TV em Itirapina será desligado. O que muda?


No dia 28 de novembro o sinal analógico de televisão será desligado em Itirapina, com isso, será necessário que seu aparelho seja capaz de receber o sinal digital.

Seguindo o cronograma do desligamento do sinal analógico em todo o país, Itirapina também se adequará ao sinal digital, já contando com alguns canais que transmitem com alta qualidade e sem chiados, mas nem todos sabem se seus televisores possuem um receptor digital para poder assistir televisão normalmente.

Caso você tenha uma daquelas televisões de tubo, é quase certeza que você precisará de um receptor digital instalado para conseguir assistir TV. Televisores de tubo são como esta da imagem abaixo:

Modelo de uma TV de tubo.

Em televisores LCD mais novos já vem com esta tecnologia e dificilmente terá problemas com o receptor. Caso você tenha dúvidas, é bom consultor o manual de seu modelo de televisor, quase sempre encontrando online no site do fabricante. Mas para tanto, sua televisão precisa ter o seguinte selo (na caixa, TV ou manual) para ser compatível com o sinal digital:

Selo de identificação da TV digital.

EU NÃO TENHO RECEPTOR DIGITAL, O QUE EU FAÇO?

Se você for beneficiário dos programas Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica ou algum outro programa de governo, existe a possibilidade de você retirar gratuitamente o kit com uma antena e um conversor para instalar em seu televisor.

Para verificar isto, você pode agendar online a retirada do kit (clicando aqui) ou ir até o ‘Anfiteatro José Maria Fructuoso Braga’, das 8 às 17 horas, até a próxima sexta-feira (26) para conferir se tem direito a retirar um por lá.

Anfiteatro recebe a tenda digital para te informar sobre o fim do sinal analógico

Caso você não seja beneficiário de algum desses programas, será necessário a instalação de um equipamento de receptor de sinal digital. Há vários modelos disponíveis no mercado para compra e o kit, da antena com o receptor, pode custar menos que R$ 100.